Muitos investimentos são feitos pelo produtor de cana-de-açúcar que vão desde o plantio, as soqueiras subsequentes (mudas, adubo, fungicidas e inseticidas) até a colheita. E uma das principais perdas desses investimentos está na hora da colheita, quando ela é realizada com equipamentos sem manutenção e desregulados.
O levantamento de perdas e pisoteio durante a colheita pode minimizar os prejuízos causados durante esse processo, ajustando alguns itens na máquina.
A AFOCAPI, com sua equipe técnica especializada realiza junto aos associados o levantamento de perdas e as causas durante o processo da colheita (%). São elas:
- Toco
- Pedaço solto
- Cana inteira
- Estilhaço
- Pisoteio
Essas perdas devem ser levantadas e corrigidas imediatamente durante a operação (“just in time”). Como maiores causadores de perdas durante a colheita podemos citar alguns fatores:
- Velocidade da máquina
- Troca de faquinhas e facões
- Velocidade dos extratores
- Sincronismo dos facões
- Elevador da máquina
Um dos propósitos da AFOCAPI é justamente monitorar a lavoura do associado, evitando com que haja prejuízos financeiros. Podemos relacionar as perdas com o ajuste da colhedora ou das condições da lavoura.
Podemos ainda resumir alguns indicadores que influenciam significativamente na qualidade da colheita, gerando perdas e longevidade do canavial:
- Tombamento
- Topografia
- Layout do talhão
- Rotação do extrator
- Velocidade da colhedora
- Tamanho do tolete
- Variedade
- Produtividade
- Crua / Queimada
- Colhedora
- Umidade
- Altura do corte de base
- Outras
O controle efetivo dos principais processos operacionais pode evitar prejuízos enormes ao Associado. Em se tratando da colheita mecanizada, as perdas operacionais podem chegar a 10% na colheita, ou seja, atingir índices médios de 5 a 10 toneladas por hectare de desperdício.
Podemos observar enormes prejuízos em termos de produtividade e longevidade do canavial, obrigando a produtor a retrabalhos como replantio e reforma precoce do canavial.
A AFOCAPI, com sua equipe técnica especializada, pode ajudar o associado (equipe e/ou prestador de serviços) nesses levantamentos.
Fonte: Marcello Bento, Gerente Técnico da AFOCAPI