Se o produtor está bem preparado para a safra canavieira significa que ele terá maior produção e mais lucratividade. Pensando nisso, e também em estar cada vez mais próximo do associado, os técnicos da AFOCAPI começaram a visitar os produtores com objetivo de levar mais informação sobre o processo de colheita, buscando mais qualidade para evitar perdas.
As perdas de cana durante a colheita mecanizada representam prejuízos para o produtor. Os técnicos estão levando até o produtor uma metodologia aprimorada na AFOCAPI para orientar sobre pisoteio e arranquio de soqueira. Se a máquina não estiver em condições ideais pode ocorrer perdas como estilhaços, toco, pedaços de cana, cana inteira, toletes, entre outros.
O processo de colheita mecanizada precisa ser realizado visando à qualidade do processo e aliado com o rendimento operacional. Os técnicos da AFOCAPI estão se reunindo com os associados e também com os colaboradores para esclarecer as dúvidas desse processo. Na foto, a visita foi realizada com a equipe de trabalho do associado Paulo Osmir Bressan em Saltinho-SP.
Fonte: Antônio Francisco Pinto Júnior, Engenheiro Agrônomo e Coordenador de Fitotecnica da AFOCAPI