A Saúde no Campo é um programa do Grupo AFOCAPI que trabalha junto as empresas do agro e associados na gestão da saúde de seus colaboradores e dependentes, promovendo a melhora na qualidade de vida e coordenando a utilização do acesso aos serviços médicos, por meio do conhecimento e do cuidado. “Disponibilizar esse serviço para a empresa significa oferecer um cuidado. Entre as vantagens de adotar uma abordagem preventiva da saúde estão a redução de afastamentos e faltas, o aumento da produtividade e a melhoria do ambiente de trabalho. Pessoas saudáveis e felizes conseguem desempenhar muito melhor suas funções no trabalho. Uma boa estratégia deve incentivar a realização de exames preventivos e promover a adoção de hábitos saudáveis, buscando reduzir a incidência de doenças crônicas e controlar quando já estão presentes”, disse a médica da família do HFC Saúde, Dra. Cinthia Molina.
A equipe do HFC Saúde vai até a propriedade do associado para rastrear e levar informações sobre saúde. “É preciso antes de tudo, traçar um perfil epidemiológico com a aplicação de um questionário para identificar o quadro geral de saúde, abordando hipertensão, diabetes, exames preventivos e saúde mental, que ajudarão a direcionar a ações de saúde. Posteriormente, são realizadas palestras sobre essas condições de saúde e é feito o atendimento diretamente no campo antes da saída para o dia de trabalho ou ao chegarem”, disse a médica.
Os colaboradores são vinculados ao serviço de monitoramento de enfermagem que rotineiramente em tempos estabelecidos entram em contato telefônico para verificar como está a adesão e controle das comorbidades. Caso esse paciente precise renovar a receita ou realizar novos exames, ou até mesmo diante de alguma condição aguda, a enfermeira pode solicitar para a médica ou agendar uma videochamada. Além desse trabalho, a Saúde no Campo pode atuar em parceria com a saúde ocupacional, onde são acompanhadas as condições de saúde identificadas pelo médico do trabalho.