O processo de maturação da cana-de-açúcar ocorre quando a redução da síntese dos hormônios de crescimento, reequilibrando seu metabolismo, fazendo que os fotoassimilados sejam direcionados no acúmulo de sacarose. Durante esse processo, temos fatores naturais que contribuem para a maturação, como a redução da temperatura, que ajuda com o processo de cessar o crescimento e aumentar o acúmulo de sacarose, ou a umidade, que com menor volume de água ativará a redução da síntese hormonal de crescimento, estimulando a produção de sacarose.
Entretanto, caso alguns desses fatores não ocorram de forma esperada, como a queda de temperatura não ser tão intensa, a redução das precipitações não ocorrer, tudo isso irá impactar no processo natural de maturação.
Para induzir a planta a entrar em seu estágio de maturação ideal, são utilizados os maturadores da cana-de-açúcar, cuja função é antecipar o acúmulo de açúcares nos colmos da cana ou contribuir com a manutenção da sacarose acumulada em razão de fatores climáticos.
Maturadores são produtos químicos responsáveis por elevar os níveis de ATR (Açúcares Totais Recuperáveis), agindo para alterar a morfologia e a fisiologia da planta, podendo levar a modificações qualitativas e quantitativas na produção, pela indução do amadurecimento de plantas, causando, assim, a translocação e o armazenamento dos açúcares na cana-de-açúcar.
O planejamento para uso destes produtos deve ser muito bem executado, já que seu período de efeito varia entre 15 a 60 dias, dependendo da variedade, tipo de produto e época de aplicação. No início da safra os maturadores são utilizados em variedades precoces, acumulando sacarose na cana e inibir o florescimento da planta. No meio da safra, esses produtos são aplicados para explorar o máximo do potencial de sacarose das variedades. Já no final da safra, os maturadores são usados para manter o acúmulo de sacarose, permitindo a extensão do período de safra.
Estamos iniciando mais uma safra, é importante que os fornecedores façam análise de cana antes de entregar na usina, para que eles tenham certeza que a cana esteja no ponto de colheita. Na região de abrangências da AFOCAPI a colheita é realizada no período de abril a novembro, podendo se estender até meados de dezembro.
As variedades de cana são classificadas de acordo com sua maturação, precoce, média e tardia. No ponto certo de maturação da cana, há uma queda natural das folhas, além disso a uma diminuição das fibras do colmo, por isso existe uma concentração de sacarose e outros açúcares.
A AFOCAPI possui um Laboratório de Sacarose que atende os seus associados, cooperados da Coplacana e realizamos amostras particulares. Consulte a equipe técnica da AFOCAPI para orientações.