Sou Aline Bertolla, Engenheira Agrônoma formada pela Unesp-Botucatu, focada em grandes culturas e na parte de máquinas agrícolas. Após me formar em 2021, decidi voltar para propriedade da família e tentar dar continuidade às atividades do sítio voltadas à produção de cana-de-açúcar e na criação de frango de corte.
Hoje faço de tudo um pouco na propriedade, ajudo desde os trabalhos manuais dentro da granja, operação de trator, auxílio com as recomendações agronômicas na cultura da cana-de-açúcar e iniciei na gestão da propriedade. Minhas responsabilidades são de auxiliar nas atividades diárias e ajudar com meu conhecimento agronômico.
Sucessão Familiar
A sucessão familiar ou melhor dizendo dar continuidade nas atividades de uma propriedade não é tarefa fácil. Quando falamos em propriedade precisamos olhar como uma empresa a céu aberto, na qual, necessita da gestão e de mão de obra para a produção, e muitas vezes os produtores não conseguem notar a importância de uma visão dessas. Há muitos conflitos e barreiras dentro das famílias, das gerações. Para vencer é importante, que tanto os mais velhos, como os mais novos queiram estruturar
essa continuidade da propriedade familiar, evitando assim uma sucessão forçada. Até pensar em empresas que fazem um intermédio entre os membros da família para ajudar a entender e diminuir os conflitos. Para ganhar o seu espaço e confiança dos mais experientes é preciso mostrar interesse pelo serviço e tentar passar o conhecimento através de dados e estudos para conseguir implementar uma nova ideia.
Diversificação
Hoje além de cultivar cana-de-açúcar temos uma granja de frango de corte. A produção de frango hoje em dia se torna compensável trabalhando com grandes produções e galpões tecnológicos para
otimizar o tempo e ter maior rendimento.
Já a cultura da cana de açúcar é mais rústica, mas necessita de manejos para explorar o máximo de produtividade da cultura, buscando novas técnicas e tecnologias existentes no mercado.
Em uma propriedade é importante ter mais que uma fonte de renda para garantir a segurança financeira, pois a produção é muito instável dependendo do clima e do mercado internacional, surgimento de alguma doença, entre outros fatores, que podem afetar na sua produção e consequentemente no lucro. Dessa forma, ter mais de uma renda garante mais segurança ao negócio.
Mulher no Campo
As mulheres estão cada vez mais ganhando o seu espaço e auxiliando nas propriedades, com muita competência, conhecimento e persistência. E que continuemos cada vez mais ajudando a aumentar a produção dos alimentos.
AFOCAPI de geração em geração
Sou filha de associado e a AFOCAPI nos oferece o apoio e serviços necessários aos produtores, ajudando com análise de solo, levantamento de pragas e doenças existente na cultura da cana-de-açúcar e nos auxilia com o uso de tecnologia, no caso do drone.