Perdas ou Impurezas?

impurezas.jpg
07 de novembro de 2022

O Setor Sucroenergético passou por diversas transformações nas últimas décadas no que se diz respeito ao processo produtivo, principalmente na questão da mecanização. As mudanças geraram diversos impactos no que se refere a qualidade da matéria prima e a rentabilidade agrícola, por isso foi necessário o produtor se atualizar e se adaptar as várias etapas do processo mecanizado.

Foram exigidas várias adaptações e melhorias, inclusive no processo industrial, onde o processo de extração foi mais exigido devido a palha proveniente da colheita de cana crua, seja mecanizada ou manual. Essas mudanças no processo produtivo se deram principalmente por problemas socioambientais e a modernização do processo, viabilizando ainda mais o custo de produção.

Era inquestionável a necessidade das mudanças já referidas devido aos aspectos negativos do processo produtivo anterior:

  • Poluição ambiental (carvãozinho e gases tóxicos)
  • Desperdício energético (palhiço)
  • Perdas de caldo (sacarose)
  • Mão de obra escrava

Essas mudanças exigiram também adaptações na área agrícola, algumas delas culturais e tecnológicos:

  • Adaptações na lavoura (sistematização)
  • Variedades adaptadas ao sistema de cana crua
  • Mecanização
  • Pneus de baixa pressão e alta flutuação
  • Extratores potentes de limpeza
  • Corte flutuante de base
  • GPS / piloto automático

A mudança para o sistema de cana crua (mecanizada ou manual) gerou impactos na qualidade da matéria prima, e fez com que o produtor e a parte industrial chegassem a um equilíbrio entre as perdas de cana na lavoura (estilhaço, pedaços e outras) e as impurezas minerais e vegetais.

O impacto dessas impurezas dentro da unidade fabril é muito significativo, além do processo de extração (desgastes). Nesse momento, o bom relacionamento entre a área agrícola e industrial é de fundamental importância para todo equilíbrio do sistema e consequentemente uma geração de renda positivo. Esse fator entre a qualidade e o rendimento, tanto agrícola como industrial, é tão importante que algumas unidades diferenciam os produtores em termos de qualidade da matéria prima, dando aos produtores prêmios de qualidade.

Uma colheita mal feita, ou visando apenas mandar a cana limpa pode gerar perdas incalculáveis e de significativo prejuízo ao produtor. Em contrapartida a colheita visando apenas a produção pode gerar um impacto negativo a indústria (extração e desgaste dos equipamentos).

O quadro abaixo nos mostra, em termos qualitativos, as perdas originarias de uma colheita mal feita.

3e4d72c4cab8a9e399a96e100.JPG

O equilíbrio da qualidade da matéria prima e as perdas devem ser monitoradas no ato da colheita através de auditorias de qualidade, a qual foi apresentado em outras edições do AFOInformativo.

Uma colheita bem feita, além de evitar as perdas citadas acima (5-10 t/ha) podem trazer ganhos em termos de ATR (3-7 kg de ATR/ toneladas de cana) além da diminuição significativa das impurezas minerais e vegetais.

A AFOCAPI é parceira do associado e se disponibiliza a ajudá-lo no equilíbrio do processo produtivo citado nesse trabalho.

PERDAS ou IMPUREZAS? A solução desse problema está em nossas mãos meu caro associado!

Fonte: Marcello Bento, Gerente Técnico da AFOCAPI

COMPARTILHE

Você também vai gostar de ver:

calagem_solo.JPG

Calagem do Solo

A importância dessa prática na agricultura

18 de maio de 2023
campanhaA.JPG

AFOCAPI

A força no campo para a sua produção crescer cada vez mais

08 de maio de 2023
analise.JPG

Maturadores na Cana-de-Açúcar

Produto eleva os níveis de ATR

14 de maio de 2023
cana-processo-produtivo.jpg

Mudas Mais Resistentes

Produção de mudas utilizando o cultivo do micromeristema

04 de maio de 2023
1683321195226.jfif

AFOCAPI é reconhecida no AgriShow 2023

Case de sucesso é apresentado no Programa “Etanol Mais Verde”

31 de maio de 2023
tecnicoseassociados.JPG

Associados recebem Treinamento de Pragas

Técnicos levam insetário e armadilhas

10 de maio de 2023